A Polícia Civil de Birigui (SP) prendeu nesta quinta-feira (20), um homem de 52 anos, morador no bairro Vila Bandeirantes, por tráfico de drogas e receptação. Ele é suspeito de “penhorar” documentos de usuários em troca de drogas e estava com mais de 60 documentos de terceiros, dezenas de cartões bancários e celulares, três deles referentes a ocorrência policiais registradas recentemente.
O flagrante ocorreu durante cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça, por equipes da Delegacia Polícia do Município, chefiada pelo delegado Eduardo de Paula, e apoio do 1º Distrito Policial, coordenado pelo delegado Guilherme Valera.
O acusado passou a ser investigado após a polícia ser comunicada do desaparecimento de um rapaz, em setembro de 2022. Um inquérito foi instaurado para investigar o caso e houve a informação que a vítima deveria grande quantia em dinheiro para o investigado.
O desaparecido inclusive teria retido o documento de identidade da vítima e o devolvido ao pai do rapaz após o desaparecimento.
Durante o inquérito, a polícia obteve indícios de que o investigado praticaria o tráfico de drogas, receptação de produtos de furto e roubo e aceitaria “penhorar” documentos de usuários em troca de drogas.
Foi representado pela ordem judicial, que foi concedida e cumprida nesta manhã. O acusado estava em casa e durante as buscas, foram recolhidos mais de 60 documentos de terceiros com ele e 75 cartões bancários e de recebimento de benefícios sociais federais e estaduais.
A polícia também apreendeu R$ 122,00 em dinheiro, diversos celulares de origem suspeita, entre eles três relacionados a ocorrências policiais anteriores, e sete porções de crack. A droga estava escondida nos fundos da casa, segundo o que foi informado.
De acordo com a polícia, o investigado negou as acusações de tráfico de drogas e alegou que trabalharia com a “compra” de benefícios de terceiros. Ele disse que anteciparia certa quantia para os “vendedores” para sacar os valores dos benefícios conforme fossem creditados pelo governo estadual ou federal.
A polícia também questionou o investigado sobre o rapaz desaparecido e ele confirmou ter emprestado dinheiro à vítima poucos dias antes do desaparecimento. Disse ainda que devolveu o documento dele ao pai e negou ter cometido qualquer crime contra ele.
Encaminhado ao plantão junto com o material apreendido, o acusado foi preso em flagrante por tráfico de drogas e receptação. Após prestar declarações ele permaneceu à disposição da Justiça e o inquérito seguirá tramitando. hoje mais